Quem Somos

O subprojeto Letras – Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UFOPA, que tem como objetivo maior contribuir para a formação continuada dos supervisores nele envolvidos e a qualificação adequada de novas gerações de professores de Inglês da região Oeste do Pará, está sendo desenvolvido em quatro escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Santarém desde outubro de 2012.

Atualmente, o subprojeto conta com a participação de quinze bolsistas e cinco voluntários, organizados em três grupos. Cada grupo, por sua vez, é orientado por um supervisor do quadro das escolas parceiras. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Álvares Cabral, sob a supervisão do Prof. Esp. Marcos Francisco Serafim de Souza, os bolsistas desenvolvem atividades que têm como base a música. Já na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Lopes Martins, supervisionados pelo Prof. Esp. Dilonei Augusto Rocha de Freitas, os bolsistas vinculam suas ações à produção de maquetes temáticas. Nas duas últimas parceiras, a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Álvaro Adolfo da Silveira e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Júlia Gonçalves Passarinho, as tarefas desenvolvidas são norteadas por histórias em quadrinhos e supervisionadas pela Prof.ª Esp. Irley de Brito Palmeira. 

Em uma etapa preliminar, desenvolvida nessas escolas, foram realizadas duas análises: uma da estrutura física do ambiente escolar e outra das aulas dos supervisores. A primeira teve por objetivo, em última instância, levar os bolsistas e voluntários à reflexão sobre as reais condições de ensino na escola pública relativamente àquilo que é disponibilizado aos educandos e educadores como ferramental no processo de ensino e aprendizagem. A segunda envolveu especificamente o fazer pedagógico dos professores supervisores na busca de subsídios didáticos para a formação adequada desses futuros professores. Em etapas subsequentes, essas análises se repetirão de forma mais aprofundada. Entretanto, desde o início, elas têm sido feitas em constante diálogo com documentos do Ministério da Educação e Cultura (e.g. LDBN nº 9394/1996 e PCN), a fim de que os bolsistas tenham clareza a respeito da finalidade da educação; das sugestões de como deve ocorrer o processo educativo; da realidade na arena escolar; e do que eles precisam fazer para, de fato, engajarem-se em uma educação abrangente, cidadã e profissional.

Além do que está sendo desenvolvido nas escolas, os bolsistas realizam outras atividades, inclusive a produção de trabalhos a serem apresentados em seminários locais, regionais, nacionais e internacionais. Recentemente, por exemplo, nove bolsistas e uma voluntária do PIBID/Inglês receberam carta de aceite de quatro resumos, os quais serão apresentados no IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia

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