terça-feira, 13 de novembro de 2012

Artigo: A Música no Processo de Ensino e Aprendizagem de Inglês na Escola Pública Santarena


A MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA SANTARENA 1

Nilton Varela Hitotuzi  2; Márcia Darlene Gonçalves Uchôa  3; Nelcivane dos Anjos da Silva 4; Sílvia Letícia Soares Corrêa 5; João Tobias Assunção de Sousa6; Ana Cláudia Medeiros da Silva 7

Ao que parece, as estratégias de ensino usadas por professores de Inglês nas escolas públicas de Santarém-PA não têm sido adequadas para motivar seus alunos para o estudo dessa disciplina. Tal fenômeno pode ser facilmente identificado em depoimentos de alunos e ex-alunos da educação básica e em sua atitude com relação à aprendizagem de inglês e outros idiomas. Visando contribuir para a reversão desse quadro, pretende-se elaborar e executar atividades que ajudem os alunos a aprender inglês através da música, presumindo-se ser este um recurso motivador e facilitador no processo de ensino e aprendizagem de línguas. O método de aprendizagem, conhecido como Suggestopedia, criado pelo educador e psiquiatra búlgaro, Georgi Lozanov, já capitalizava esse recurso, baseado na hipótese de que os dois lados do cérebro são ativados enquanto se ouve música ou enquanto se está cantando, levando a uma maiorativação do estado de relaxamento, o que favoreceria a rápida assimilação de informações, inclusive o vocabulário e as estruturas gramaticais de uma língua estrangeira. A partir desse método, alguns pesquisadores constataram que professores consideram a música como parte importante do estudo de línguas estrangeiras, usando-a para fins diversos, tais como: (i) criar um clima de descontração na sala de aula; (ii) explorar uma unidade ou tema; ensinar o alfabeto, números, ou vocabulário; e (iii) ensinar canções representantes da cultura da língua-alvo. As pesquisas indicam, ainda, que a música aguça a concentração, estimula a criatividade e reduz a tensão do aluno, o que pode auxiliar na melhoria do seu rendimento escolar. Uma evidência do potencial da música como ferramental pedagógico é o fato de que, além de ser prazeroso, o ato de cantar pode ajudar no processo de memorização (observe-se, por exemplo, que a maioria das pessoas consegue lembrar-se de trechos de músicas aprendidas anos atrás). Portanto, considerando o uso da música como uma estratégia metodológica eficaz e articulando o conhecimento de mundo com o conhecimento sistêmico, conforme orientam os PCNs, buscar-se-á inserir, em aulas de Inglês para duas turmas de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública em Santarém, músicas que já fazem parte do seu cotidiano e que contenham aspectos culturais da sua realidade, levando-os a apreciálas não apenas pelo seu valor estético, mas também pelo seu potencial educativo. Nessa perspectiva, será enfocado o desenvolvimento de cinco habilidades na língua-alvo: pensar, escrever, ler, falar e ouvir através de atividades lúdicas que enfatizem a música como ferramental central de estudo. Essas atividades, primordialmente em pequenos grupos, visando ao fomento da comunicação e da interação dos alunos com seus pares, consistirão de traduções simultâneas, resolução de quebra-cabeças e apresentação de pequenos esquetes produzidos pelos alunos, com embasamento na música utilizada. Com esse trabalho, espera-se obter resultados que evidenciem o fortalecimento intelectual dos alunos e a sua percepção de quão prazeroso pode ser a aprendizagem de uma língua estrangeira. Em conclusão, ressalta-se que a proposta ora delineada pressupõe o acompanhamento contínuo dos alunos e a rejeição de práticas pedagógicas voltadas exclusivamente à preparação dos mesmos para a obtenção de notas classificatórias.

Palavras-chave: música, estratégias de ensino, Inglês, escola pública.

Área Temática: Educação.
Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Modalidade: ORAL (X) PÔSTER ( )
1 Trabalho componente do Subprojeto PIBID/LETRAS-INGLÊS “Contribuições para a formação de novos professores de Inglês na região oeste do Pará”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (PIBID/Edital CAPES n. 11/2012).
2 Doutor em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, nhitotuzi@gmail.com
3 Aluna do Curso de Licenciatura Integrada em Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, marciadgoncalves@gmail.com
4 Aluna do Curso de Licenciatura Integrada em Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, nelcistm@hotmail.com
5 Aluna do Curso de Licenciatura Integrada em Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, silvia--leticia@hotmail.com
6 Aluno do Curso de Licenciatura Integrada em Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, jhonsousa_stm@hotmail.com
7 Aluna do Curso de Licenciatura Integrada em Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, claudia.medeiross@hotmail.com

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