segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Artigo: O uso de maquete temática como Recurso Didático para o ensino de Inglês1

O USO DE MAQUETE TEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE INGLÊS1

Nilton Varela Hitotuzi2; Suelem Vinhote Lopes3; Wogler Ariel Matos Fideles4; Karen Vanessa Carvalho Duarte5; João Gustavo Campos Sales6; Odiná Larize Rocha Garcia7

As mudanças e avanços em diferentes campos do conhecimento são visíveis e isso se estende também à área de ensino e aprendizagem de uma segunda língua. Diante dessas transformações, é inadmissível pensar o ensino de Inglês como algo pouco relevante, a exemplo do que ainda ocorre em escolas da educação básica, onde as aulas assumem um caráter monótono e repetitivo, desmotivando os alunos e impedindo-os de identificar a real importância do aprendizado de um novo idioma. Apesar de os Parâmetros Curriculares Nacionais já apresentarem uma proposta de ensino de línguas mais voltada para a comunicação, ainda é muito perceptível na sala de aula o ensino de estruturas gramaticais de uma forma totalmente desvinculada da realidade do aluno e, até mesmo, descontextualizada. O desejo de descobrir e experimentar novas estratégias e condições de aprendizagem que facilitem a apropriação de uma língua estrangeira motivou a elaboração de uma unidade de estudo em que se capitaliza a construção de maquetes temáticas em sala de aula. Além do potencial de propiciar a interação e o desenvolvimento de habilidades comunicativas, esse recurso didático pode instigar a participação do aluno de forma mais expressiva, tornando, dessa forma, o processo de aprendizagem mais significativo e prazeroso. São três, portanto, os objetivos da unidade: (i) aumentar o repertório lexical do aluno; (ii) estimulá-lo a estudar a língua-alvo; e (iii) familiarizá-lo com uma estratégia que prioriza os estilos de aprendizagem visual, cinestésico e tátil. Portanto, fundamentados na proposta de categorização de estilos de aprendizagem sugerida por Joy Maurine Raid, na teoria da zona de desenvolvimento proximal de Lev Vygotsky, no aprendizado experiencial de John Dewey e na pedagogia de Paulo Freire, faremos uma intervenção pedagógica em uma escola estadual em Santarém-PA, envolvendo alunos do Ensino Médio. As etapas da unidade de estudo a ser desenvolvida são: (a) formação de pequenos grupos dentro de uma determinada turma; (b) eleição de um líder para cada grupo: (c) discussão intragrupal para a escolha dos temas e dos ambientes a serem reproduzidos; (d) pesquisa bibliográfica para catalogação do léxico e dos aspectos culturais abrangidos pelos temas e ambientes escolhidos; (e) prática de pronúncia das palavras e sentenças selecionadas; (f) construção das maquetes; (g) aposição de legendas nos itens constantes das maquetes; (h) recapitulação do exercício de produção oral e compreensão do significado dos elementos constitutivos das maquetes; (i) exposição das maquetes na escola; e (j) avaliação da intervenção através de questionário, entrevista e teste. Com a execução dessa unidade de estudo, esperamos que os alunos se apropriem de um número razoável de itens lexicais da língua-alvo; que essa assimilação, associada ao caráter interativo e descontraído das tarefas realizadas, encoraje-os a desejar estudá-la, capitalizando a ideia de “aprender fazendo” em suas incursões independentes pela língua inglesa. Evidentemente que permeia as projeções aqui delineadas a concepção de uma aprendizagem significativa e a perspectiva de mudança de atitude de todos os atores envolvidos no processo educacional em relação ao estudo de Inglês, ou de Língua Estrangeira – para ser mais abrangente – na rede pública de ensino santarena.

Palavras-chave: Escola Pública, Inglês, Aprendizagem cinestésica, Maquetes temáticas.

Área Temática: Educação.

Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Modalidade: ORAL (X) PÔSTER ( )

1 Trabalho componente do Subprojeto PIBID/LETRAS-INGLÊS “Contribuições para a formação de novos professores de Inglês na região oeste do Pará”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (PIBID/Edital CAPES n. 11/2012).
2 Doutor em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, nhitotuzi@gmail.com
3 Aluna do Curso de Licenciatura Integrada – Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, suvinhote@hotmail.com
4 Aluno do Curso de Licenciatura Integrada – Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, woglermatos@hotmail.com
5 Aluna do Curso de Licenciatura Integrada – Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, karen.crstm@yahoo.com.br
6 Aluno do Curso de Licenciatura Integrada – Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, gustavoufopa@hotmail.com
7 Aluna do Curso de Licenciatura Integrada – Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, larizerocha@hotmail.com

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