quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Artigo: Histórias em quadrinhos como ferramenta Didática para o Ensino de Inglês na Escola Pública de Santarém

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA DE SANTARÉM-PA1


Nilton Varela Hitotuzi2; Marlison Soares Gomes3; Naelson Sarmento Barbosa4; Almira Vieira da Silva5; Katiana Farias6; Maria do Socorro Carvalho Lima7.


Sabe-se que, no município de Santarém, estado do Pará, a quantidade de professores de Inglês é bastante reduzida em decorrência da mínima oferta de cursos de Licenciatura em Letras – Inglês no município. Até recentemente, somente o Centro Universitário Luterano de Santarém oferecia tal curso. A partir do início de 2012, a Universidade Federal do Oeste do Pará também passou a dar a sua contribuição para a formação desses profissionais. Daí a constatação do fato de que muitos dos profissionais que atuam nessa área possuem outras licenciaturas – em geral, Letras – Português – e, frequentemente, eles sequer passam por um processo de capacitação para ministrarem aulas de Inglês. Devido a esse despreparo, as estratégias utilizadas nas salas de aula estão muito aquém das necessidades e expectativas dos alunos. Isso gera desmotivação e, consequentemente, aproveitamento insuficiente durante o seu percurso escolar, o que pode contribuir para a inibição da vontade de futuramente tornarem-se professores de Inglês ou usuários proficientes do idioma ou de qualquer outra língua estrangeira. Ante essa problemática, o presente resumo traz como objetivo a proposta de uma estratégia de ensino que contribua para a mudança de atitude do aluno da escola pública santarena em relação ao estudo dessa disciplina e, especificamente, o incentive a tornar-se um proficiente usuário da língua inglesa. Para tanto, fundamentados nos trabalhos de Mikhail Bakhtin, John Gumperz e Ingedore Koch, desenvolveremos um conjunto de atividades a partir do gênero textual histórias em quadrinhos (HQs) que, embora considerado uma ferramenta pedagógica de alto valor, ainda é pouco explorado em ambientes escolares, sobretudo em nossa região. O trabalho será realizado com alunos de duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas de Santarém-PA. Os alunos criarão HQs por meio do programa Comic Life, que é um software usado para a produção de textos desse gênero, a partir de fotografias previamente selecionadas. Nessas criações, eles poderão desenvolver o seu potencial criativo e reflexivo a fim de produzir as suas próprias histórias, respaldados em suas próprias vivências. Isso poderá tornar o aprendizado prazeroso e consistente, porque os conhecimentos que os alunos trazem consigo para a escola serão levados em consideração. No início do século XX, John Dewey já ressaltava o valor da experiência no processo educativo. Mais tarde, Paulo Freire também desenvolveu sua pedagogia centrada na experiência do educando. É nessa perspectiva que pretendemos ressaltar, em nossa intervenção pedagógica, os usos sociais da língua estrangeira, tratados nos PCNs como engajamento discursivo dos alunos. Como resultado da produção de HQs, esperamos poder perceber, da parte dos alunos, mais disposição para estudar inglês e o reconhecimento da importância do aprendizado desse idioma. As evidências dessas mudanças de atitude serão coletadas através de entrevistas com os participantes das atividades. As suas falas serão transcritas e, com base no método fenomenológico de análise, de Clark Moustakas, será produzida uma síntese das atitudes dos alunos. Sendo as HQs um gênero que facilmente seduz crianças e jovens, acreditamos que esse trabalho tornará o processo de aprendizagem da língua inglesa mais atraente e eficaz.

Palavras-chave: histórias em quadrinho, estratégia de ensino, Inglês, escola pública.

Área Temática: Educação.

Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Modalidade: ORAL (X) PÔSTER ( )

1 Trabalho componente do Subprojeto PIBID/LETRAS-INGLÊS “Contribuições para a formação de novos professores de Inglês na região oeste do Pará”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (PIBID/Edital CAPES n. 11/2012).
2 Doutor em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, nhitotuzi@gmail.com
3 Aluno do Curso de Licenciatura Integrada em Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, marlison.soares@yahoo.com
4 Aluno do Curso de Licenciatura Integrada em Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, naelsb@yahoo.com.br
5 Aluna do Curso de Licenciatura Integrada em Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, mylla_vs@hotmail.com
6 Aluna do Curso de Licenciatura Integrada em Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, katyannafarias@hotmail.com
7 Aluna do Curso de Licenciatura Integrada em Português/Inglês, Universidade Federal do Oeste do Pará, socorrosantarem@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário