sexta-feira, 30 de novembro de 2012

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS


O II Seminário Nacional de Educação de Surdos que tem como tema: “Políticas Linguísticas para a Educação de Surdos” é parte das ações do Subprojeto: LABORATORIO PEDAGÓGICO DO PROGRAMA DE PEGAGOGIA EM AÇÃO – LAPEGIANDO e compõe o Programa Novos Talentos do MEC que está sendo desenvolvido pelo Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Este projeto teve inicio em 2011 e culminou com o I Seminário Nacional de Educação de Surdos “Interfaces da Educação de Surdos”, realizado em parceria com o INES.

A continuidade dessa discussão demarca a necessidade da Universidade, através do Programa de Pedagogia e do Instituto de Ciências da Educação da UFOPA problematizar a realidade educacional do surdo, assumindo sua responsabilidade não só com formação inicial de educadores, mas também com a formação continuada e a atualização dos professores que estão atuando de forma efetiva na formação dos educandos surdos do município de Santarém.

A educação do aluno surdo é o foco deste seminário, suscitando nos acadêmicos, professores e profissionais o interesse por discutir, problematizar e implementar estratégias de ensino com enfoque na educação inclusiva, visando alcançar os alunos na sua diversidade de aprendizagem, já que a inclusão do aluno surdo, mais do que uma proposta educacional configura-se como um paradigma político, linguístico e educacional.


http://www.ufopa.edu.br/snes2012/

Um comentário:

  1. Está sendo muito rico esse conhecimento para nós que somos bolsistas do subprojeto porque está nos dando a oportunidade de saber o que vamos ter que melhorar como professores.

    ResponderExcluir